segunda-feira, 2 de maio de 2011

Obama faz pronunciamento e diz que Osama bin Laden foi Morto

Hoje o post não será sobre futebol, basquete, vôlei, futsal e nenhum outro esporte. A postagem de hoje fala da morte do mentor dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Desculpem-e por fugir do foco, mas acho importante relatar o fim da caçada que há quase 10 anos se iniciou. Segundo Obama, justiça foi feita ao povo americano.
O que sabemos é que nada poderá devolver as vidas dos que morreram nos atentados. Contudo, muitos americanos puderam dormir com o sentimento de que justiça foi feita.


 O Presidente norte-americano Barack Obama fez um pronunciamento ao vivo para o mundo, anunciando a morte do líder terrorista Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda.
Segundo o presidente Obama, uma ação de inteligência realizada na semana passada pelo exército dos Estados Unidos em parceria com o Paquistão identificou o esconderijo do terrorista, uma mansão de três andares protegida por homens armados e cercada por muros altos e arames farpados, nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão.
O pronunciamento oficial foi dado nesta segunda-feira, por volta das 0:30 (horário de Brasília), nele o presidente Obama diz que um pequeno grupo de soldados americanos conseguiu eliminá-lo. Houve tiroteios que, segundo a rede de TV CNN, durou cerca de 40 minutos, nenhum militar americano ficou ferido na operação. Obama disse ainda que cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido na operação.
- Na semana passada determinamos que tínhamos informação suficiente. Na noite de hoje (domingo), um pequeno time de soldados americanos levou a cabo a operação. Após um tiroteio, esses soldados mataram Bin Laden e capturaram seu corpo. Nenhum americano foi ferido e houve cuidado para que nenhum civil fosse ferido durante a operação - disse.
O presidente afirmou ainda que o corpo de Osama bin Laden foi resgatado e estar em poder das autoridades americanas no local.
Durante o pronunciamento, começou a formar em volta da Casa Branca, uma multidão de civis comemorando a morte do homem que planejou os atentados aos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001. Apesar de ser tarde da noite, o número de pessoas que cercam a sede do governo na comemoração continua aumentando ao logo da madrugada.
Um estudante comentou à CNN sobre a ação bem sucedida dos militares americanos.
- Nunca senti tamanha emoção. É algo que nós esperávamos há muito tempo - desse o rapazde 19 anos.
Uma outra americana emocionada diz a CNN.
-- Senti orgulho do meu país. Felicidade, tristeza pelo 11 de setembro, emoções misturadas - contou.
Os ex-presidentes dos americanos, Bill Clinton e George W, Bush também comentaram a morte de Osama bin Laden.
- A morte de bin Laden é momento importante para pessoas de todo mundo que buscam futuro comum de paz e liberdade - diz ex-presidente Clinton.
O ex-presidente George W. Bush diz que morte de Osama é um recado aos terroristas.
- A luta contra o terror continua, mas, esta noite, os Estados Unidos enviaram uma mensagem inconfundível: não importa o quanto demore, a justiça será feita - Pontuou.
Em seu discurso, Obama diz que a guerra dos Estados Unidos não é contra o Islã, e sim, o terrorismo. Ele ainda faz uma série de comentários sobre os acontecimentos. Veja abaixo, trechos do pronunciamento.
- Matar Osama bin Laden sempre foi nossa prioridade número um na luta contra o terror.
- O povo americano não escolheu essa luta. Isso tudo começou com a matança sem sentido dos nossos cidadãos - diz o presidente dos EUA.
- Podemos voltar a defender os valores que sempre defendemos. Podemos fazer nosso esforço para fazer do mundo um lugar melhor - Pontua Obama.
O líder da Al-Qaeda, há quase 10 anos, vinha era considerado pelo governo estadunidense, o número um de sua lista de crimisos mais procurados. Além dos atentados ao World Trade Center, em Nova York, e Pentagono, em Washington, Bin Laden era acusado de comandar um atentado em 1998, a duas embaixadas dos EUA no Leste da África.

Por Robson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário